A volta da Semana Groovy!

Já faz um tempo desde a publicação da última Semana Groovy, não é mesmo?

Pois bem: é hora de voltarmos a publicar nossa newsletter semanal e, para isto, precisamos da ajuda da comunidade. Acreditamos que a Semana Groovy deva ser totalmente feita pela comunidade. Sendo assim, novamente estamos abrindo o processo de escrita, tornando ainda mais fácil sua participação.

Caso você tenha encontrado um link legal sobre Groovy e Grails, ou mesmo saiba de algum evento, treinamento ou notícia que seria legal compartilhar com a comunidade, basta preencher este formulário para que seja feita a inclusão da notícia e sua divulgação para a comunidade.

Para enviar sua notícia, basta clicar aqui.

Contamos com vocês!

Groovy como você nunca viu

Este foi o título da palestra que fiz do TDC São Paulo 2016. É sempre muito bom poder falar de Groovy para as pessoas e mostrar como elas podem ser mais produtivas e certeiras em resolver diferente tipos de problemas utilizando Groovy e ainda mais falar de Groovy no meu evento de software preferido, o TDC! (Não tem preço)  😀

Na Trilha Java, o foco da talk foi mostrar diversos cenários onde a estratégia de usar Groovy + Java proporciona ao desenvolvedor flexibilidade, eficiência e poder quase infinito para desenvolvimento de software para a JVM.

Comecei falando sobre o que é Groovy de um jeito diferente, reforçando características como optionally typed, static-typing e static compilation. Em seguida contei, de maneira breve, a história da linguagem Groovy e todo seu vasto ecossistema, emendando, sem delongas, como funciona as 9 fases do compilador do Groovy.

Para acabar o bla bla bla, fiz um live coding mostrando diversas características bacanas do Groovy como: AST, DSL, Builders, Java Interop, GDK, etc.

Segue abaixo o gist do live coding:

Segue abaixo o slide da talk:

Tive um feedback bem positivo da galera que assistiu a talk e creio ter superado as expectativas: de ter feito alguém aprender algo novo e mostrar como Groovy é uma linguagem extremamente poderosa.

Bom é isso ai galera, espero que vocês aproveitem todo o conteúdo! Até mais!

Grande abraço,
Felipe Mamud
friendstechday.com | SHARE, LEARN & CONTRIBUTE! JOIN US!

 

Um importante update sobre o nosso Slack!

Ao criar o primeiro slack do Groovy e Grails Brasil, executamos a importação de toda a nossa base de usuários para o serviço, o que acabou esgotando nossa cota de invites.

(falha minha, era a primeira vez que usava o serviço)

Por esta razão, acabamos de criar o segundo Slack, este sim o oficial da nossa comunidade, e todos os participantes do grupo original já receberam novos convites para que seja realizada a migração, dado que com o tempo o primeiro grupo será fechado.

Para evitar novos problemas com nossa cota de convites do Slack, caso deseje participar do grupo, basta comentar este post para que lhe enviemos um convite o mais rápido possível: com o tempo iremos implementar um “slack in” para automatizar esta tarefa.

Me desculpem pelos transtornos pessoal: o importante agora é agitar nosso “novo novo” grupo lá no Slack. Contamos com a participação de vocês lá!

Grails + Vue.js – A série

Iniciei uma série de vídeos em meu canal chamada “Grails + Vue.js”, com o objetivo de apresentar esta tecnologia a desenvolvedores Grails, ou mesmo aqueles que, assim como eu, buscam uma alternativa mais simples e produtiva para o Angular.js.

Maiores detalhes podem ser encontrados em meu blog, incluindo o código fonte que será desenvolvido durante a série. Mais detalhes aqui.

Semana Groovy 40

Post sobre Geb aqui no blog!

Geb: Automatizando seu browser com Groovy – post excelente do Felipe Mamud publicado aqui no blog do Groovy & Grails Brasil. Leitura obrigatória! – http://www.grailsbrasil.com.br/blog/index.php/2015/11/11/geb-automatizando-seu-browser-com-groovy/

Oportunidade de trabalho no Mercado Livre em São Paulo

O Mercado Livre está com uma vaga de trabalho para desenvolvedor Grails em São Paulo. É uma excelente oportunidade para se atuar em uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo (e que é 95% Grails) – Mais detalhes neste link: https://www.zao.com/9Qgrvm 

Iniciando com Docker

Encontrei um guia muito bom sobre Docker no DZone. É um excelente ponto de partida para aqueles que estão começando a trabalhar com esta ferramenta! – https://dzone.com/refcardz/getting-started-with-docker-1

Projeto interessante: GR8 CRM

Já precisou implementar um CRM (Costumer Relationship Manager) em algum projeto? Este plug-in te fornece um pronto que você pode facilmente implantar em aplicações Grails. Vale à pena conferir! – http://gr8crm.github.io/

Apresentações

Geb for testing your Grails Application – Apresentação interessante ensinando a usar o Geb em projetos Grails – https://www.youtube.com/watch?v=bBkSudTVdvs

Lightweight HTTP applications in the JVM with Groovy and RatPack – Mais uma vez RatPack mostrando seu valor. Uma alternativa muito interessante ao Node.js – https://www.youtube.com/watch?v=jL8fB-SS4yM

Run Grails 3 App from IntelliJ with Runtime Reloading – mais detalhes sobre como trabalhar com Grails 3 no IntelliJ IDEA – http://sergiodelamo.es/run-grails-3-app-from-intellij-with-runtime-reloading/

Geb: Automatizando seu browser com Groovy

Há um tempo venho querendo estudar o Geb que é uma solução de automação para browsers. O bacana é que ele utiliza o conceito de WebDriver, com uma DSL similar ao jQuery e seus seletores e por fim a melhor parte: Groovy!

O ponto é que você pode utilizar o poder da linguagem Groovy em todas as áreas de automação do Geb, como por exemplo realizar uma iteração em uma coleção de elementos HTML recuperados por um seletor do Geb.

Para ilustrar tudo isso que falei nada melhor que um exemplo para isso. Resolvi fazer algo que queria fazer um tempo: um histórico de onde vieram as linguagens baseada no Wikipedia. (para este exemplo utilizei o WebDriver do Firefox)

O objetivo deste script é buscar todas as linguagens de programação que Groovy influenciou. Para isso utilizamos a URL da página do Groovy no Wikipedia, buscando pela tag <th> que contém o texto “Influencied”. Após isso iteramos todos os elementos <a> do primeiro vizinho da <th> em questão. Com a lista de links na mão, criamos um mapa com todas as linguagens e suas respectivas URLs. Viu como é fácil? Vamos ver no código como que fica:

[gist https://gist.github.com/fmamud/37883e586883b2823c35 /]

Dica: experimente trocar a URL por outra linguagem do Wikipedia =D

Uma possível melhoria seria um algoritmo recursivo para retornar uma árvore de influências de linguagens, mas vamos deixar este para outro post.

No meu caso tive problemas com Grab utilizando Proxy. Para isso configurei minha variável de ambiente JAVA_OPTS com os valores de meu proxy.  (Veja aqui)

[gist https://gist.github.com/fmamud/2fcd210df310ec79353e /]

E também utilizei a dica do lalyos com uma configuração do Ivy:

[gist https://gist.github.com/lalyos/9366690 /]

E para quem usa Windows, de “quebra” fiz um script em PowerShell para recuperar o arquivo de configuração do Grab:

[gist https://gist.github.com/fmamud/54ba06bc8956b4786b7b /]

É isso ae pessoal, espero que tenham sentido o poder que o Geb tem em nossos testes automatizados com nossas aplicações Web.

[]s
Felipe Mamud
@ftmamud

 

Semana Groovy 39

Conhecendo o Ratpack

Dan Woods apresenta o RatPack na SpringOne 2GX: um framework pouco falado aqui no Brasil e que vale muito à pena conhecer – http://www.infoq.com/presentations/ratpack-2015

Três excelentes apresentações sobre Grails na InfoQ norte-americana

Sugestão de Rodrigo Muller

Restfull Grails – http://www.infoq.com/presentations/grails-3-rest

Grails 3.x inside and out – http://www.infoq.com/presentations/grails-3-x-inside

Microservice Architecture with Grails – http://www.infoq.com/presentations/microservices-grails-2015

IntelliJ IDEA 15 liberado – com suporte a Grails 3

Mais detalhes neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7FiOmtfbOSI

Entenda o compilador do Groovy

Deep dive into the Groovy compiler – by Cédric Champeau – http://melix.github.io/s2gx-deepdive-groovy-compiler

Debug com Groovy via linha de comando

How to Debug a Groovy Script From Shell – by Sandra Parsick – http://blog.sandra-parsick.de/2015/11/02/how-to-debug-groovy-script-from-shell