Grails Brasil vira Groovy & Grails Brasil

Hoje é um dia muito importante para o Grails Brasil: no decorrer da sua história que começa em fevereiro de 2008, nosso foco sempre foi Grails que, na época, era de longe a aplicação mais conhecida e popular da linguagem Groovy.

Hoje Grails ainda é o uso mais popular do Groovy. Quando as pessoas pensam na linguagem automaticamente pensam em nosso framework favorito, mas muita coisa mudou de lá pra cá. Basicamente o ecossistema Groovy aumentou significativamente: hoje vemos aplicações escritas em Ratpack, Vert.X, Gaelyk, Groovlets, Graffiti, Grain,  Spring Boot e tantos outros frameworks.

(e aqui estamos apenas falando da parte web deste ecossistema)

Ainda mais interessante, podemos hoje dizer que Groovy hoje deixou de ser uma linguagem que era vista como nicho e passou a ser mainstream. Em 2015 (que ainda não acabou) já ocorreram mais de 7 milhões de downloads da linguagem tal como anunciado no evento Spring One deste ano.

groovy_7milion_downloads

E com o passar do tempo, algo que observamos é que diversos iniciantes em Grails perdem muito tempo por não conhecerem bem a linguagem Groovy, enquanto os mais experientes por não conhecerem melhor o ecossistema que envolve a linguagem.

Dado que nosso nome até este momento foi Grails Brasil, optamos por apenas trocá-lo por Groovy & Grails Brasil.

Não iremos jamais abandonar nossa origem: somos fanáticos por Grails. Mas ao mesmo tempo não podemos perder a oportunidade de fornecer a nossos membros acesso a uma gama maior de tecnologias que lhes possibilite fazer mais com uma curva menor de aprendizado e qualidade superior.

Perguntas que você pode nos fazer

Estão mudando o nome por que Grails está em decadência?

Não! Na realidade, neste primeiro ano oficial da itexto a quantidade de projetos baseados em Grails nos quais trabalhamos é a maior que já vi nos últimos 8 em que lido com a tecnologia.

Então vocês vão falar menos de Grails agora?

Não! A mudança de nome visa trazer para a nossa comunidade mais membros que gostem de trabalhar com Groovy e suas tecnologias relacionadas. Acreditamos que todos ganharemos muito com isto!

O endereço muda?

Não! Você ainda vai poder continuar acessando o site pelo http://www.grailsbrasil.com.br tal como sempre fez.

Mas agora também poderá fazer por outro endereço: http://www.groovybrasil.com.br

E o futuro?

Acreditamos que o futuro da comunidade Groovy & Grails vive hoje um momento fantástico. Basta ver os avanços no Grails 3 e na linguagem desde que a OCI e Apache entraram em cena.

E se não acreditássemos que temos um futuro incrível pela frente, podem ter certeza de que não estaríamos investindo tanto na comunidade tal como temos feito desde janeiro!

Então…

Sejam todos bem vindos ao Groovy & Grails Brasil. Que nele consigamos conhecer ainda mais a linguagem e as ferramentas que a envolvem. E que continuemos a gerar riqueza com elas!

Que venham os próximos 10 anos!

Grande abraço,

Kico (Henrique Lobo Weissmann) – fundador do Grails Brasil (agora Groovy & Grails) e da itexto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *