Sugestão de nova funcionalidade para o Grails Brasil. Opine!
31/01/2013 13:50
1
Oi gente, tudo bem?

Nas duas últimas semanas tenho visto um aumento de animosidade entre membros do Grails Brasil, o que fere nossa regra básica de cordialidade.

Sendo assim, estou com uma proposta e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito. Um sistema de gerenciamento baseado em pontuação negativa de membros.

Se o membro possuir pontuação negativa, de cara fica impedido de votar pontos em qualquer coisa no fórum.

Se atingir uma pontuação negativa inferior a, sei lá, 15 pontos, atualmente tem sua conta congelada e é impedido de postar. O que acham?

Fonte: http://www.grailsbrasil.com.br/noticia/show/102

Comentários

Acho que a velha máxima do "Quem não deve não teme" dese sempre prevalecer mas...

Qual seria o critério utilizado pra defender dos que negativarão os usuários por qualquer motivo besta ou até mesmo só pra trollar?

Precisarias de moderadores aqui no fórum pra começar a coibir isso de uma forma mais rígida não?

Apesar de estar ausente do mundo GRails (tudo indica que voltarei em breve) ainda me sinto parte integrante e ativa desse fórum.

Alguma coisa tem que ser feita, isso é fato acompanhando seus posts no facebook.

Abs[]
31/01/2013 14:20


Outra coisa que poderia ser feita, era o usuário poder corrigir, editar mensagem que ele mesmo postou, mesmo que ficasse uma cópia da original, sei lá, as vezes escrevo com presa e rápido pois a pessoa está esperando uma solução e mando, depois vejo a "coisa" que eu fiz rs.
31/01/2013 15:00


O Adriano levantou bons pontos..

Minha sugestão é que estes problemas sejam tratados pontualmente (como está feito) e que se abra um tópico com tempo de expiração discutindo se a comunidade deve ou não manter o membro. Quem opina tem poder na comunidade, quem cala consente.

Outra sugestão são os pontos negativos, acredito que eles deveriam ser zerados depois de um determinado tempo, pois é uma oportunidade de quem pisou na bola feio e se arrependeu poder recomeçar do zero.


Fazer um preview do comentário antes de postar, e/ou deixar que o usuário possa alterar seu conteúdo dentro 3 minutos por exemplo seria interessante.


Oi gente!

Essa é a primeira vez que comento no GrBr e eu já cheguei inventando sigla hehehe.

Bom, eu acho que um conjunto de moderadores pode ajudar nisso. No GUJ, por exemplo, tem sempre alguém olhando algum post. Acredito sempre em "dividir para conquistar".

Esse lance de usuário negativo ser automaticamente banido é meio complexo. Imaginem que eu faço um post ofensivo e me arrependo no futuro. Eu vou ter que solicitar ao moderador para remover meu post? E as outras respostas, se perdem? Não gosto de pensar que uma discussão simplesmente se apague... somos responsável pelos nossos atos a ponto de ter ciência que continuarão visíveis sempre. Considerando isso, sempre haverá a possibilidade de ser negativado, uma vez que aquele post passado não reflete a opinião fixa da pessoa. Ao longo do tempo (1 ano ou mais), de repente, me vejo automaticamente excluído pq o post recebeu mtos pontos negativos.

Pra resolver isso seria necessário bolar muita regra de negócio, montar cenários complexos... que o fato de termos moderadores já resolve.

A possibilidade de julgamento em praça pública... será uma boa ideia?

Kico, que tal a possibilidade de trancar os posts? Excluir usuário... o cara se recadastra pra fazer novamente... e vai dar mais e mais trabalho.
31/01/2013 15:26


Editar e excluir / ocultar posts que criei seria ótemo

Que tal categorias pro forum?
31/01/2013 15:31


Sobre auto-remoção da conta por pontos negativos é péssimo. Nenhum fórum usa isso.
Vejamos por exemplo o caso recente de um post falando que grails é horrível.
Cada membro que discordar do fato vai e dar -1 para a pessoa, mas não constrói uma explicação, apenas fala....
Não gostei, vou dar -1, e pronto.
O que muitos foruns usam é o sistema de reputação apenas positivo do tipo like do facebook.
Porque vc? acham que até hoje o facebook não colocou um dislike?


Rogério, tá ai... sugiro que toda negativação tenha um pequeno depoimento (twitter like) que irá aparecer logo abaixo do post. A exemplo, o StackOverflow tem comentários no post que não são exatamente uma resposta, como por exemplo pedir mais informações sobre uma questão mal entendida.

Se o rumo do fórum é seguir o modelo QA + reputação o StackOverflow e Quora são boas referências pois são gigantes e bem amadurecidos.


Tambem gosto da ideia de Editar / excluir comentários.
31/01/2013 16:32


Realmente pessoal, valeu pelas sugestões.
Minha ideia original realmente não é boa.

Sobre preview do post, talvez, mas não vejo lá muito ganho com isto para tentar resolver o problema dos desagradáveis que estão pintando por aqui.

Sobre editar posta e excluir. Sem chance: e esta é uma decisão de projeto. Isto da abertura para quebrar boas discussões . Neste caso o objetivo é garantir a honestidade intelectual. Postou bobagem? Não custa nada logo em seguida postar de novo corrigindo. Errar é humano :)

Vou manter o esquema de moderação como esta mesmo por enquanto. A gente ainda não tem (e eu não vou deixar) um numero suficiente de troços que justifique.


Acho que pelo menos o que o Wanderson Santos posto bem interessante.


Putz fiz um post que fiquei quase 1 hora escrevendo e na hora de mandar não enviou, pq disse que eu não estava mais logado.
31/01/2013 20:58


Agora vou tentar escrever de novo, perai
31/01/2013 20:58


Bem vamos lá então.

Já que o Kico esta dando esta oportunidade ficam as minhas dicas:

1 - Usar páginas dinâmicas com o uso das tecnologias: Comet ou websocket.

Vangatens:
- Acompanhar tópicos sem a necessidade de dar refresh no site.
- Elimina a necessidade de ficar enviando email por tópicos (afinal geralmente demoram a chegar)
- Agiliza muito a comunicação e a resolver as dúvidas.

2 - Envair email semanais.

Exemplo: Digamos que a casa sexta-feiras serão enviados email com tudo que rolou na semana.

Bem pelo menos eu tenho dificuldades em acompanhar os tópicos durante o horário de trabalho.

Vantagens:
- Poder acompanhar tudo pelo email no final de semana.
- Não perder as novidades por falta de tempo.

Existe um site que faz isso muito bem, vale apena conferir: www.inovacaotecnologica.com.br

3 - Dar uma olhada no RSS.

Bem eu pelo menos não consigo inscrever o Grails Brasil no meu Google Reader.
Seria muito bom se eu consegui-se, pois seria uma alternativa para o item 2.

4 - Incluir um talk no site.

Exemplo: estou com uma dúvida, criei um tópico novo e aparece alguém para me ajudar, eu poderia conversar diretamente com esta pessoa.

Vantagens:
- Agiliza muito a comunicação e a resolver as dúvidas.
- Melhora a comunicação e os relacionamentos entre usuários.

5 - Disponibilizar o código no GitHub.

Eu até vi que existe o link: https://github.com/grailsbrasil, mas infelizmente não tem nada lá.

Vantagens:
- Aumento da produtividade (afinal o Kico é um só).
- Colaboração entre usuários.
- Surgimento de novas ideias, com a constatação de seu funcionamento.
- Permite sugestões de layout (bem se fosse eu faria algumas mudanças suaves).
- Segurança (Sim é possível, já explico).

SEGURANÇA

Basta disponibilizar somente a pasta web-app. (Afinal seu conteúdo é algum que qualquer programador poderia obter sozinho)

Bem com isso vc não estará expondo nada de importante.

A mais uma coisa: Um arquivo de texto contendo a API de comunicação (um descritivo de quais controllers existem, suas actions e os params necessários e suas respostas) Se der um exemplo de cada resposta (objeto Mock) tb seria muito bom.

Assim com este Mock seria possível alguém simular que esta consumindo seu servidor e poderia fazer as devidas sugestões no seu código.

Bem se existem isso eu mesmo poderia criar um controller de exemplo de como fazer os item 1 e 4, e alguém poderia fazer os itens 2 e 3.

Bem a melhor forma de aprender e ensinar é colocando a mão na massa.

Vantagens:
- Exemplo próprio de como usar o Grails.

----
Aff de novo gastei um tempão escrevendo. Então ficam ai as minhas dicas.
31/01/2013 21:31


Oi Thiago, bacana. Valeu pelas sugestões.

Algumas observações:

Sobre RSS:
No Grails Brasil tudo gera RSS. Talvez você não tenha visto o link. :)

Sobre o talk:
Já cogitei isto. O problema é que o talk competiria com o fórum.
Digo: as dúvidas quando postadas, viram material de consulta posterior.
Conversas não, saca?

Sobre liberação de código fonte:
Isto vai ocorrer e já está planejado inclusive e já está em processo de andamento.

Sobre envio dos e-mails semanais:
Excelente idéia. Na realidade, existe uma newsletter do Grails Brasil já.
Você provávelmente já deve ser assinante. Nela eu incluo novidades importantes do site, etc.
Vou ver se dou um jeito de incluir nesta newsletter a criação dos posts aqui no blog.

Gostei também da idéia de usar websocket. Muito provávelmente devo fazer algo em breve a respeito.

Por enquanto meu foco inicial está na seção de empregos, porque é um problema muito sério na adoção das tecnologias: as pessoas simplesmente não usam Grails às vezes porque acham que não vão consegui rprofissionais.


Agora gente: o foco desta notícia não são melhorias alhures ao Grails Brasil (muito obrigado por todas as suas sugestões), mas sim melhores formas de conter participantes que ferrem a regra básica de cordialidade.

Se pudessemos nos ater a isto, me ajudaria bastante, porque este é um tema que tem me preocupado bastante atualmente. :)


Certo, pelo visto quanto a este assunto o modelo que estou vendo, que será adotado é o de manter os moderadores, sendo assim pensei no seguinte:

Colocar um Analisador léxico para avaliar cada post e informar aos moderadores que um post esta "suspeito".

Bem isso agilizaria o trabalho dos moderadores, uma vez que eles vão saber se em um tópico existe alguma coisa suspeita e ainda qual post observar.

Outra coisa quanto a qualquer forma de punição, acho que isso só tem serventia em modelos onde existem um custo associado ao cadastro do usuário. Como não é o caso acaba piorando a situação.

Vale lembrar que certos usuários quanto contrariados tende a fazer mais besteiras do que o normal, e infelizmente fazem de tudo para burlar o sistema e por fim prejudicam não só a si, mas aos demais.

01/02/2013 01:45


Sugiro o seguinte:

* Criar um botão "Troll detected" ou algo assim nos posts

* Ao clicar nesse botão apareceria uma janelinha para que o "denunciante" colasse o texto que comprova a trollagem

* O(s) moderador(es) recebe(m) um email e/ou visualizam numa "tela de administração" os usuários marcados com muitos "trolls"

* O(s) moderador(es) decide(m), após olhar o post, se trancam o tópico ou tomam outra atitude

Assim o(s) moderador(es) não precisa(m) ficar monitorando manualmente para ver se está rolando trollagem.


 

Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto