Dúvidas de iniciante sobre hospedagem e servidor grails
07/02/2011 00:00
0
Olá pessoal, eu trabalho com grails na minha empresa há mais ou menos 1 ano. Mas só agora surgiu a oportunidade de fazer um freelancer com esta tecnologia e estou bastante entusiasmado. Mas surgiu uma dúvida. Como eu irei lidar com hospedagem? Como saberei qual irá atender às necessidades? E quanto ao servidor, como irei lidar com ele?

Pergunto estas coisas pois já andei pesquisando e não sei se um shared tomcat com pouca memória seria o suficiente para o sistema do meu cliente. Já tentei fazer um arquivo war do grails rodar num jboss e não consegui nem por decreto utilizando as versões mais novas (grails 1.3.4, jboss 6, java 6), apesar de ter conseguido aqui na empresa com versões beeeeeeeeem antigas (grails 1.0.3, jboss 4.2, java 5). E nem sei se tem necessidade de usar grails para fazer o sistema que meu cliente precisa.

Em outras palavras, não tenho experiência alguma com freelancer e hospedagem com grails. E estou muito confuso com esta nova realidade que me tira do conforto que eu tenho na empresa de só precisar me preocupar em fazer manutenção nas apps em grails.
Tags: Grails


0
Consegui uma hospedagem na internet bem em conta e que parece boa. <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eatj.com/">http://www.eatj.com/</a><!-- m -->

Consegui fazer o deploy sem problemas e sem conflitos chatos entre jars que nem acontece com jboss. Só que tem uma coisa que me preocupa. Tenho direito a 128mb de JVM mas apenas uma aplicação hello world já suga 100mb oO. Se eu ponho 2 apps vai para 170mb. Tem como diminuir o consumo de memória? Qual a melhor solução para manter 2 apps juntas? Eu pensei em transformar uma em plugin e injetar na outra. Será que melhora? E tb pensei em manter todas as libs numa só pasta. Será que melhora? Ou isso só facilita o envio de .war para o host?
24/02/2011 00:00


0
Olá Yarkhs.

Vi esta hospedagem da eatj.com e estou testando a opção free válida por 11 dias.
Estou em dúvida entre este (que oferece até 256mb), o Integrator (que oferece até 320mb) ou uma VPS.
Depois que suas aplicações estiverem funcionando a todo vapor poste suas observações sobre esta hospedagem.

Acho que você compartilhando as bibliotecas do Grails economiza, além de espaço, a memória também pois, quando embutidas na aplicação cada uma delas irá executar as mesmas bibliotecas.
Só que ainda não conseguir compartilhar estas bibliotecas numa pasta diferente da lib do Tomcat.
24/02/2011 00:00


0
Consegui resolver o problema de consumo absurdo com mais de uma aplicação. Basta transformar os vários projetos em plugins e ligá-los numa aplicação limpa que sirva apenas de carcaça. Acabei de fazer o teste. Muito lindo e fácil de fazer xD. Assim vc pode por várias aplicações juntas tendo o consumo de uma apenas.

Agora o negócio de compartilhar eu não testei ainda. Bagunçei a pasta do grails/lib toda. Fui fazendo o passo-a-passo e acabei apagando as libs todas sem querer ¬¬. Tive que pegar as libs que estão no war da aplicação e vomitar todas no grails/lib para conseguir trabalhar de novo. Amanhã acerto isto.
24/02/2011 00:00


0
[quote=&quot;Yarkhs&quot;]Consegui resolver o problema de consumo absurdo com mais de uma aplicação. Basta transformar os vários projetos em plugins e ligá-los numa aplicação limpa que sirva apenas de carcaça. Acabei de fazer o teste. Muito lindo e fácil de fazer xD. Assim vc pode por várias aplicações juntas tendo o consumo de uma apenas.[/quote]

Como faço isto?
Como transformo, por exemplo, um projeto de cadastro em plugin e o ligo em uma aplicação?
Tenho interesse em diminuir o consumo de minhas aplicações mas não estou conseguindo uma maneira viável.
24/02/2011 00:00


0
É simples. Vc da o comando de criar plugin usando o nome da app, pega o código que interessa, copia e cola. Aí vc da um grails package plugin, se não me engano, e manda instalar na outra app. Acontece como se fosse uma concatenação. basta vc fazer como se tivesse na app. Se antes vc usava localhost:8080/app/controlador, vai continuar sendo assim. Se vc tiver o main.gsp padrão vai ver o link de cada controlador inclusive do plugin.

Não é a forma mais elegante, mas por enquanto foi o que consegui fazer. Vou descobrir uma forma de melhorar isto.
24/02/2011 00:00



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto