Cuidados ao fazer suas próprias taglibs
26/08/2011 11:40
1
No nosso projeto fizemos algumas taglibs de form, usando jQuery-UI, com várias facilidades. E ao longo do projeto, encontrando situações específicas que nos deram problemas, deu pra notar algumas coisas que devemos atentar antes de fazermos nossas lindas taglibs:

1) Teste se você consegue passar valor por javascript e vindo do controller.
2) Teste se sua taglib irá renderizar corretamente mesmo sendo recarregada via ajax.
...

Eu queria saber se existam outras coisas a se observar quando fazemos nossas taglibs.
Tags: taglib, jqueryui


1
Oi Tiago,

Com relação ao ponto 2, normalmente ocorrem problemas é quando o template que você irá renderizar referencia estilos que ainda não foram carregados na sua página. Então, este seria um ponto que eu adicionaria neste ponto: "verifique se o que será renderizado referencia estilos customizados"

Outro ponto legal de se lembrar: namespaces. Cuidado ao definir seu namespace para evitar conflitos com bibliotecas de tag presentes em outros plugins. Costuma dar uma dor de cabeça monstro isto.


0
Uma coisa que a gente deu mole, foi colocar os scripts relacionados a taglib logo abaixo dela. Sendo que o jQuery funciona apenas no carregamento da página (document.ready()), e quando renderizamos um template isso não ocorre. A solução seria fazer os scripts no header, de forma a atender todos os outros, e usando function pageLoad(). Enfim, está sendo um aprendizado para os próximos projetos.

Apesar das dificuldades, é muito mais divertido criar essas soluções em Grails que em outros frameworks que já me deparei.
26/08/2011 14:49


0
Oi Tiago,

o problema em colocar os scripts no header é que sua página pode ficar beeeem mais lenta.


0
Verdade.
Te dizer que vou adotar não só essa medida, mas vou tentar usar a maioria das que ouvi do Sérgio da Caelum sobre otimização de sites. http://goo.gl/RJwrn

Eu não me lembro mas li em algum blog que essa questão do carregamento ao final, no Grails 2, ele já ia fazer isso automaticamente. Isso é verdade?
28/08/2011 23:39


0
Oi Tiago,

depende do modo como estão implementados os templates de scaffolding no Grails. Até aonde me lembro isto ainda não acontecia. Como trabalho muito pouco com scaffolding (exemplo: Grails Brasil), estou meio desligado destes detalhes do framework atualmente.



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto