Objeto, intermediário, entre a View e a Domain
22/03/2013 21:43
1
Boa noite.

Gostaria de saber, não como implementar, mas sim sugestões para o seguinte problema.

Queria que na minha View eu tivesse acesso apenas aos dados referentes a View. Vou tentar exemplificar de forma um pouco abstrata.

[oportunidade]
class Oportunidade{
String nome
String cliente
String valor
Date data
}


E na minha View eu gostaria de exibir apenas o campo nome. Mas não quero preencher ele completamente e levar isso ao acesso do programador de View. Por isso pensei em criar um objeto .groovy que filtrasse para cada View apenas os valores necessários. Outro problema que enfrento é que as minhas Domains, foram criadas por engenharia reversa, e o meu banco possui muitos termos técnicos, assim as Domains ficam de difícil manuseio por uma pessoa que não compreenda minha regra de negócio.

O que acham sobre isso? É viável do ponto de projeto, garantir a que o desenvolvedor tenha acesso a cada característica apenas que necessita?


Agradeço as respostas.
Tags: domain, view, dto


0
Problema interessante.

O que você talvez pudesse fazer talvez fosse criar classes intermediarias que contivessem apenas os campos que interessasem a view.

Neste caso, você talvez pudesse implementar alguma estrategia usando filtros, que preenchessem a entidade a partir de alguma condição especifica do seu projeto.

No entanto, acho que no final das contas não valeria à pena, porque você teria muito trabalho para, no futuro, talvez acabar voltando para as classes anteriores.

Minha sugestão para ti neste caso é simplesmente não fazer nada no código, mas sim na divulgação interna em sua equipe a respeito dos campos exoticos presentes no seu domínio.



0
Boa noite Kico.

A aplicação dos filtros pode realmente ser bastante interessante.

Minha sugestão para ti neste caso é simplesmente não fazer nada no código, mas sim na divulgação interna em sua equipe a respeito dos campos exoticos presentes no seu domínio.


Vou analisar esta possibilidade.

Obrigado pela colaboração.



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails com a Formação itexto!

Newsletter Semana Groovy

Assinar

Envie seu link!


Livro de Grails


/dev/All

Os melhores blogs de TI (e em português) em um único lugar!

 
Creative Commons
RSS Grails Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.
Ver: 4.14.0
itexto