Oi Sidney,
estamos aqui para ajudar, então vamos lá.
Bom: a primeira coisa que você precisa saber é aonde fica o stacktrace padrão do Grails. Sempre que um erro é encontrado, o arquivo stacktrace.log, que fica no diretório corrente do usuário (normalmente é o mesmo que o do seu projeto) é incrementado.
Neste ponto, a leitura é igual à que você faria em qualquer programa Java, pois na realidade estamos lidando com código Java no final das contas: Hibernate, Spring, etc.
O problema é que neste arquivo ficam todos os logs do sistema em um primeiro momento. O que gosto de fazer é criar novos arquivos de log. Então separo os logs do Hibernate, Spring, etc em arquivos diferentes e, ainda mais importante, eu separo um logger especialmente para o meu código fonte.
Você pode ver como configurar a saída do log neste link: http://grails.org/doc/latest/guide/conf.html#logging
Ali fica o stacktrace que vai para o log, outra fonte que você pode usar é a padrão mesmo, que irá aparecer na própria página quando algo dá errado, tal como na imagem abaixo:

Neste caso a equipe do Grails se esforçou bastante para melhorar essas mensagens. Mas o segredo é você realmente melhorar a configuração do log, talvez aumentando o nível do log para debug, por exemplo, você consiga pegar mais detalhes.
Tirando isto, estou aqui para te ajudar no que for necessário, ok?