Cara quanto ao mercado de trabalho e meio complicado de falar, dificilmente vc vai achar uma vaga especificamente para grails tem muita empresa q usa grails e nao coloca em anúncio de vaga. Quanto a usar H2 database eu uso ele em um projeto em modo embedded no começo e muito simples e fácil de usar com o passar do tempo começa a dar problema nao recomendo em produção
Sobre o mercado de trabalho vou falar sobre a minha experiência, ao entrar no meu trabalho o meu diferencial foi saber Java, me passaram para dar manutenção em um projeto importante, contudo era uma aplicação antiga, java 1.4, struts e uma versão bem antiga do ejb.
Qualquer crud simples demorava um 1 dia para fazer, então surgiu a necessidade de um novo módulo, falei para a equipe do Grails, ninguém deu bola. Começamos a fazer o novo módulo, já tínhamos 3 meses e estávamos atrasado então refiz sem ninguém saber o novo módulo em 2 semanas, pronto Grails era a ferramenta.
Depois migramos todas as outras aplicações para o Grails facilmente pois reutilizamos bastante código e bibliotecas.
Resumindo: Grails foi o diferencial no meu trabalho.
Olá Weibe Moura, tudo bem?
Amigo, como o Fernando falou acima, não escutamos falar tanto de grails em vagas de trabalho, no entanto, assim como foi citado, o Grails foi o diferencial em praticamente todos os projetos que implementei em empresas. Atualmente sou analista de sistemas em um órgão público, e quando falei em grails a resistência foi enorme, porém, ao comparar os prazos de entrega, ficou fácil adotar a tecnologia.
Acho que você deve se dedicar sim ao padrão JEE, porém o grails acaba sendo uma escolha maravilhosa em projetos, pelo tempo, beleza, clareza do código.
A medida que formos divulgando o grails a visão do pessoal irá mudar e os mesmos irão passar a acreditar mais.
Iratuan blz.. eu não discordo do seu ponto de vista só comentei que dificilmente você vai ver vagas do tipo "Vagas para Dev. Grails" e etc. Trabalho com grails em uma empresa na área de saúde e quando entrei era usando wicket e depois grails entrou na jogada como uma excelente ferramenta ágil para desenvolvimento web. Quanto a ser tornar popular acho difícil que isso acontece(não estou sendo pessimista), pra mim grails não pegou no Brasil e sempre vai ser aquela ferramenta boa de ser usada e que ninguém faz questão de divulgar.