Oi Marcus,
existe uma equipe bastante ativa responsável pelo desenvolvimento do Grails que é financiada pela OCI. Inclusive existe suporte comercial oferecido pela mesma empresa, tal como você pode ver neste link:
https://grails.org/support.html? .
No Brasil, minha empresa, a itexto (http://www.itexto.com.br) , que é também quem mantém o Grails Brasil oferece suporte ao framework, atendendo clientes tanto no Brasil quanto no exterior.
Sobre a atividade do projeto: está muito ativo. Sai um release a cada quinze dias corrigindo bugs e adicionando novas funcionalidades. O futuro do framework é portanto garantido, e visto que já possuí oito anos, também tem a credibilidade do mercado. Empresas muito grandes usam Grails como a fundação dos seus sistemas. Um bom exemplo é o Mercado Libre (tanto no Brasil quanto fora dele), que é 95% implementado em Grails.
Sobre o plugin descontinuado, o GGTS. Na realidade, ele o foi por que a antiga patrocinadora do Grails, parou de investir nele e em seu lugar entrou a OCI. No entanto, o termo "descontinuado" não sei se é aplicável hoje, visto que há um forte esforço em atualizá-lo e, ainda mais interessante, temos visto o retorno da Pivotal que está unindo forças com a OCI, o que torna ainda mais seguro o futuro desta ferramenta.
Sobre a comunidade de desenvolvedores: é imensa, e dentre estas o Grails Brasil é uma das maiores do mundo, com mais de 2000 membros. Um lugar legal pra acompanhar (em tempo real) tudo o que ocorre é o Slack oficial do framework - http://grails.slack.com
Sobre IDEs: além do GGTS, há também o suporte do Netbeans e do IntellijIDEA, ambos atendendo legal. No entanto, é interessante observar que Grails foi projetado visando-se ser utilizado com ferramentas simples, como editores de texto e linha de comando (que são a ferramenta que mais uso). Fiz uma análise das IDEs em meu canal no YouTube caso te interesse: http://www.youtube.com/kicolobo
Qualquer coisa estamos aqui para te ajudar!