Oi George, tem sim
Se estiver usando Groovy puro, você pode inclusive usar a anotação @Grape para obter as dependências durante a execução do seu programa.
Se estiver usando Grails, você pode incluí-las na pasta lib (pré 3.0) ou simplesmente referenciar a dependÊncia no arquivo build.gradle (Grails 3.x)
Lembre: código Groovy sempre acessa código Java de forma nativa, sem que seja necessária qualquer intervenção.
Oi kiko,
eu sei que groovy acessa codigo java de forma nativa, a minha pergunta vei de ver por exemplo o spring security se ja consigo acessar ele no groovy mesmo sendo java, porque foi criado um plugin do spring security para grails, o que me leva a outros plugin como jquery, para que um plugin grails do jquery não seria so pegar o jquery e incluir no projeto ?
Sobre a questão dos plugin tem um que estou estudando também que é o plugin CXF , qual o ganho de usar o plugin ou usar o o próprio CXF em java, claro não sei se vc conhece este plugin mas teoricamente qual o ganho em usar um plugin ou a lib nativa em java ?
Para o Groovy não faz diferença em qual linguagem a biblioteca ou classe foi escrita: ele acessa o bytecode diretamente.